quinta-feira, 6 de maio de 2010

Projeto de Educação Ambiental - 2010


“REDUZINDO, REUTILIZANDO E RECICLANDO O LIXO:
Os 3 Rs DO LIXO”

 
Introdução:
O projeto de Educação Ambiental “Reduzindo, reutilizando e reciclando o lixo” traz como tema central o problema do lixo produzido em nossa escola e na comunidade onde está inserida.
Valorizamos a Educação Ambiental como um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizente ao exercício da cidadania.
O presente projeto foi construído coletivamente com a participação de toda equipe desta Unidade Escolar, pensando no contexto de uma aprendizagem ativa na qual o aluno é convidado a problematizar e vivenciar esse mundo que o cerca, favorecendo assim a construção de sua própria identidade, posicionando-se de maneira crítica e responsável frente às suas ações.


Justificativa:
Vivemos em uma sociedade de consumo onde cada vez é maior a produção de materiais que são descartados diariamente, trazendo uma série de problemas que interferem constantemente na qualidade de nossas vidas.
Partindo dessas observações e problematizações levantadas em nossa comunidade escolar, construímos o presente projeto de conscientização e ação quanto a problemática do lixo.
Ao implementar este projeto de educação ambiental, estaremos facilitando aos alunos e à população local uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de uma comunidade, de um país e de um planeta.
Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Desta forma, é fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
A Educação Ambiental, como componente essencial no processo de formação e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o processo educativo mais relevante e mais realista, estabelecendo uma relação mais íntima entre o ambiente natural e social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas.
Através desse projeto refletiremos sobre nossas ações como responsáveis na produção, redução e destinação, tanto do lixo escolar como domiciliar, referente à comunidade atendida.


Objetivos Gerais:
- Trabalhar transversalmente com os alunos, utilizando estratégias onde os conceitos, procedimentos, atitude, valores éticos e habilidades se desenvolvam simultaneamente, e com isso o aluno se interesse em adquirir novos conhecimentos, sensibilizando-os para os problemas ambientais existentes na sua própria comunidade.
- Fazer com que os alunos sintam-se transformadores do ambiente e que se integram as questões ambientais, levantando os problemas e agindo de forma a solucioná-los.
- Promover aos envolvidos no projeto a percepção do equilíbrio como fator essencial para a sustentabilidade e a qualidade de vida.
- Buscar alternativas para o problema do lixo, através da promoção da minimização da produção do mesmo, por meio da adoção de práticas ambientalmente adequadas de reutilização, reciclagem e redução, além da destinação adequada dos rejeitos inaproveitáveis.
- Buscar novas formas de se relacionar com o meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida.
- Promover mudança de hábitos e atitudes.


Objetivos Específicos:
- Reconhecer o meio ambiente escolar, percebendo-se como parte integrante do mesmo e capaz de transformá-lo.
- Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
- Conscientizar toda comunidade escolar quanto aos cuidados, controle e gerenciamento do lixo, possibilitando oportunidades para que interajam como cidadãos conscientes, valorizando à sustentabilidade do meio em que vivem.
- Envolver a comunidade escolar em ações pertinentes para melhoria da qualidade de vida.
- Propor soluções para a melhoria e/ou preservação do meio.
- Favorecer o trabalho coletivo.
- Adquirir atitudes de uso racional da água, energia, materiais e alimentos.
- Cuidar do lixo da escola, e dar um destino a ele, tornando o ambiente mais agradável e responsável.
- Fazer com que a comunidade escolar conheça e utilize as formas de redução, reutilização e reciclagem do lixo.


Metas:
- Garantir que a Educação Ambiental seja geradora de atitudes que contribuam para a formação de sociedades sustentáveis.
- Fortalecer na equipe pedagógica da U.E. atitudes de acolhimento e respeito mútuo às crianças e seus familiares, dentro de uma prática pedagógica que integra educar e cuidar, tendo como objetivo uma escola inclusiva.
- Identificar e enfrentar situações de conflito através do diálogo, valorizando ações de cooperação e solidariedade.


Metodologia:
De acordo com a Proposta Pedagógica de nossa escola queremos formar indivíduos pensantes, autônomos, éticos, reflexivos, política e moralmente ativos, conscientes de seus direitos e deveres, responsáveis, comprometidos com a defesa da democracia e dos direitos humanos, sensíveis e solidários.
Para isso, propiciamos vários momentos de aprendizagem que assegurem o desenvolvimento integral de um indivíduo consciente e feliz.
Considerando o levantamento da problemática da escola referente à produção de lixo, a partir da qual todos os envolvidos tenham a possibilidade de tomarem consciência das situações que acarretam problemas no seu ambiente próximo ou coletivo, refletindo sobre as suas causas, a fim de determinarem os meios ou as ações apropriadas na tentativa de resolvê-los, elaboramos nosso cardápio de aprendizagem.
Cada professor poderá escolher os itens do cardápio para desenvolver com a sua turma, porém, em consenso, o grupo definiu que alguns itens farão parte do cardápio de todos os professores. São eles: vídeo disparador para os pais “Criança, a alma do negócio”, roda de conversa, caderno do meio ambiente, oficinas com professores, alunos e pais e o “Dia da Troca”.
Iremos apresentar aos pais e demais interessados nos assuntos referentes aos trabalhos desenvolvidos na U.E. o documentário “Criança, a alma do negócio” com o intuito de utilizá-lo como disparador do Projeto de Educação Ambiental “Reduzindo, reutilizando e reciclando o lixo”, de forma que se possibilite a reflexão e a discussão sobre a sociedade de consumo e a influência da mídia na formação de crianças e adolescentes. Este será o ponto de partida para as demais atividades que envolverão os pais e a comunidade durante o desenvolvimento do projeto.
As atividades, como a roda de conversa e o caderno do meio ambiente já foram incorporadas pela escola e serão trabalhadas como no ano anterior.
Outras atividades pensadas como instrumentos facilitadores do trabalho são as oficinas de papel reciclado, papelagem, papel marchê, que serão trabalhadas primeiramente com as professoras através da parceria feita com a arte educadora Tatiane Gutierrez que fará esta formação nos horários de HTPCs, e as de uso integral dos alimentos e de sabão que serão orientadas por profissionais da própria escola. Posteriormente, as oficinas serão realizadas com as crianças, pais e comunidade.
Também, iremos implantar na escola o “Dia da Troca” que será realizado nas salas periodicamente, onde as crianças trarão brinquedos que não querem mais e que podem ser trocados por outro de algum colega, visando à diminuição da compra desses materiais pelas famílias.
Seguem abaixo as atividades que farão parte do Cardápio de Aprendizagem de nossa escola.


Cardápio de Aprendizagem:
- Rodas de Conversa: Conhecimento prévio; Levantamento de hipóteses; Socialização de idéias;Registros Coletivos; etc.
- Caderno do meio ambiente: Matérias de Jornais e Revistas.
- Vídeo: Criança a alma do negócio - Disparador utilizado com os pais e equipe escolar.
- Pesquisa com professores, funcionários e pais (levantamento das problemáticas).
- Trabalho com diferentes gêneros e portadores textuais (textos informativos, pesquisas, poesias, artigos de revistas, adivinhas, etc.).
- Dramatizações.
- Releitura de obras de arte.
- Oficinas (papel reciclado, papelagem, sabão, uso integral dos alimentos, papel marchê).
- Programas de seleção, reaproveitamento, reciclagem e destino do lixo.
- Experiências sobre o tempo de decomposição dos materiais e outras.
- Varal /mural informativo: Novas descobertas, maiores curiosidades, etc.
- Músicas.
- Posto de arrecadação de papel para venda posterior.
- Campanhas para o uso consciente de materiais escolares, água, energia e alimentos.
- Formação de patrulha ambiental para monitorar as campanhas de uso consciente.
- Palestras, assembléias e dinâmicas.
- Árvore do bem (mensagens ecológicas).
- Dicas de geladeira.
- Construção de brinquedos com reutilização de materiais.
- Atividades com livros sobre os assuntos abordados.
- Organização de livro de receitas com utilização integral dos alimentos.
- Dia da Troca.
- Trabalhando com fotos: imagem real X imagem ideal.
- Saídas de campo com observação do entorno.
- Coleta/ trabalho com fotos - portfólio.
- Criação de paródias.
- Pesquisas diversas.
- Jogo da trilha (lixo).
- Visita ao Jardim Público e passeio à Sitiolândia.
- Gincana do lixo (sugerida pela Sala Verde).
- Assistir aos vídeos como disparadores de rodas de conversa e atividades. Vídeos sobre o ciclo de produção de materiais (Kika e outros).
- Organizar junto com as crianças registros coletivos do trabalho realizado, como textos ou cadernos de anotação de campo.
- Elaboração, apresentação e distribuição do jornal.


Avaliação:
A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento do projeto. Os envolvidos no projeto serão avaliados através de auto avaliação, observação, portfólios, registros, participação, envolvimento e mudanças de atitudes.


Cronograma:
- Abril:
- coleta de dados.
- elaboração coletiva do projeto / definição dos focos de trabalho.


- Maio:
- apresentação do projeto aos pais
- início do desenvolvimento.


- Junho / Julho / Agosto / Setembro / Outubro:
- desenvolvimento do projeto,
- avaliação e auto-avaliação.


- Novembro:
- finalização: apresentação do jornal e distribuição aos pais e comunidade local; entrega dos livros recebidos sobre Meio Ambiente aos alunos.

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