terça-feira, 18 de maio de 2010

HTPC do dia 11/05/2010

Neste dia nosso HTPC contou com a presença da Arte Educadora Tatiane Gutierrez que trouxe a proposta do trabalho com Papel Machê para nossa equipe escolar.
Realizamos a oficina para confecção dos bonecos a partir do auto-retrato dos participantes. Aprendemos a fazer a massa e como utilizá-la na confecção de alguns objetos. Foi uma experiência muito enriquecedora que terá continuidade para finalização do trabalho iniciado neste encontro. Posteriormente, as oficinas serão realizadas com as crianças, pais e comunidade.









Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e outros ingredientes. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.
A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro mas, guardada em um pote plástico na geladeira, ela pode ser conservada por vários dias.

Existem muitas maneiras de fazer a massa de papel machê e cada artesão utiliza uma receita diferente.
Esta foi a receita ensinada pela Tatiane e usada por nós:

Receita da massa
- Meio balde de papel picado
- Água
- Bacia grande e balde
- Peneira ou escorredor
- Liquidificador
- 1 vidro de cola branca (500 ml)
- Pó de serra
- Meio pacote de polvilho doce (250 g.)
- 4 colheres de desinfetante
- 4 colheres de detergente glicerinado

O papel deve ser picado e deixado de molho de um dia para outro até amolecer.
No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel.
Bater por alguns segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água.
Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca, o desinfetante, o detergente, o pó de serra e o polvilho até dar liga e ficar uma massa homogênea.
Se for necessário, juntar à massa mais cola branca para que ela não fique partindo.

Dicas:
- Ao fazer a massa de papel machê, recomenda-se sovar muito bem para que a água se incorpore por igual.
- Em uma forração, procure sempre colocar uma camada média, pois uma muito fina, depois de seca, pode quebrar ou mesmo rasgar. Já uma camada muito grossa pode fazer com que a peça fique pesada, além de demorar muito a secar.
- Depois de seca, a peça pode ser lixada com uma lixa fina para retirar alguma imperfeição que tenha ficado.
- O papel machê pode ser pintado com qualquer tipo de tinta e também envernizado; também pode ser tingido antes da modelagem. Para isso, basta acrescentar à massa qualquer tinta à base de água na cor desejada, tomando o cuidado para que não fique muito mole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário