segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dá-lhe Brasil!

E a torcida pelo Brasil parece que está dando resultado. Os alunos do Infantil IV-C e D, das professoras Simone Grasson e Lucimara, estão dando uma mãozinha para a seleção na Copa do Mundo. Vamos nessa Brasil!





quinta-feira, 24 de junho de 2010

Releitura da obra "Os Operários"

Os alunos da professora Edna, da sala do Infantil V-A, fizeram a releitura da obra "Os Operários" de Tarsila do Amaral. Para a realização desta atividade eles usaram colagem de vários materiais e fotos da turma da sala. Eles também deram um novo título para a obra que fizeram que foi chamada de "Nossa Bonita Escola". O resultado do trabalho ficou muito interessante!








quarta-feira, 23 de junho de 2010

Produção textual

Nossa escola visa criar um ambiente alfabetizador para nossos alunos, onde se promova um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm oportunidade de participar.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, “aprender a ler e escrever fazem parte de um longo processo ligado à participação em práticas sociais de leitura e escrita.
A seleção do material escrito deve estar guiada pela necessidade de iniciar as crianças no contato com os diversos textos e de facilitar a observação de práticas sociais de leitura e escrita nas quais suas diferentes funções e características sejam consideradas.”
Valorizar as produções das crianças, mesmo que as escritas ainda não atinjam o nível convencional, é um ponto muito importante durante o processo de construção da base alfabética.
Nesse sentido, foi realizada uma atividade de produção de texto, referente a um bilhete direcionado aos pais, pela aluna Giovanna da sala do Infantil V-A.



Texto final após correções:

PAPAI E MAMÃE

QUERIA CONVIDAR VOCÊS PARA MINHA FESTINHA JUNINA NA ESCOLA. VOU DANÇAR QUADRILHA. FICAREI CONTENTE SE VOCÊS VIEREM.

GIOVANNA

Copa 2010

Os alunos da sala do Infantil IV-B, da professora Simone Pannunzio, também estão animados com os jogos da Copa do Mundo. Eles fizeram bandeirinhas do Brasil e da África do Sul para deixar a escola bem bonita!






segunda-feira, 21 de junho de 2010

Arte na parede de azulejo

A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. Na realização do fazer artístico é importante utilizar materiais sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de expressão e comunicação. Dessa forma, os alunos da professora Lucimara, do Infantil IV-D, aproveitaram o dia de sol para fazer belas artes na parede de azulejo.




sexta-feira, 18 de junho de 2010

Aproveitamento integral dos alimentos

No dia 17/06, as salas do  Infantil  IV-E da professora Edna e Infantil V-B da professora Cristina, realizaram uma atividade de culinária com uso integral de alimentos. Na ocasião, a receita desenvolvida foi de bolo de laranja com casca.
Assista ao vídeo das crianças realizando esta atividade:
Parte 1

Parte 2

Parte 3

No mesmo dia, após o horário de aula, os pais dos alunos destas salas foram convidados a participar de uma oficina de receitas com uso integral dos alimentos. Eles assistiram ao vídeo das crianças, aprenderam a fazer o suco de casca de abacaxi e depois tiveram um momento de degustação das receitas. Para finalizar a oficina, foi distribuído um livro com receitas para uso integral dos alimentos.
Esta atividade faz parte do Projeto de Educação Ambiental “Reduzindo, reutilizando e reciclando o lixo” e teve como objetivo levar à comunidade escolar, dicas e sugestões sobre o aproveitamento, de forma segura, de todos os alimentos, inclusive as sobras que muitas vezes vão para o lixo. Podemos, com criatividade, evitar o desperdício!











Receitas para uso integral dos alimentos

Suco de Casca de Abacaxi

Lavar bem o abacaxi antes de descascar.
Depois de comer o fruto, cortar a casca em pedaços pequenos e colocar no liquidificador.
Coar e adoçar.
Preparar e servir na hora de tomar.


Bolo de Laranja com Casca

Ingredientes:
- 2 laranjas médias
- 3/4 xícara (chá) de óleo
- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Procedimentos:
Corte as laranjas em quatro e retire somente as sementes. Bata no liquidificador as laranjas, o óleo, os ovos e o açúcar. Despeje esta mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de trigo e o fermento, mexendo bem.
Asse em assadeira untada. Se preferir, depois de assado e ainda quente despeje sobre ele o suco de duas laranjas adoçado com 2 colheres (sopa) de açúcar.

Na torcida

Os alunos da sala do Infantil IV-C, da professora Simone Grasson, também estão torcendo pelo Brasil e fizeram um brinquedo bem legal para sua torcida. Vamos nessa Brasil!





quinta-feira, 17 de junho de 2010

Torcendo pelo Brasil


Os alunos das salas do Infantil III do período da manhã, das professoras Dirce, Letícia e Daniele, estão no clima da Copa do Mundo. Eles confeccionaram bandeiras para torcer pelo Brasil nos jogos. Vamos torcer com eles!







quarta-feira, 16 de junho de 2010

Desenho de observação - antes e depois

Os alunos da sala do Infantil V-C, da professora Sueli, realizaram uma atividade de desenho de observação do parque da nossa escola. Quando os alunos chegaram até lá encontraram muito lixo jogado na grama. Então, sentaram para desenhar como ele estava. Em seguida, fizeram a coleta do lixo e separam de acordo com o tipo. Para finalizar a atividade, os alunos desenharam o parque como estava depois da coleta do lixo. Os alunos observaram os dois desenhos e concluiram que preferem o nosso parque bem limpinho! É importante destacar que o ambiente foi previamente preparado pela professora e que o lixo foi colocado no parque intencionalmente para gerar a reflexão dos alunos.